domingo, 11 de julho de 2010

Como dizer tudo em francês

Comprei um livro que poderá ajudar muitas pessoas nesse processo de aprendizado do idioma. Ele chama-se: Como dizer tudo em francês, dos autores Ron Martinez e Janice Sfreddo, o livro acompanha um CD com as frases para você não ter dúvidas na hora da pronúncia.
Essa é uma maneira fácil de aprender qualquer idioma, principalmente se você já está iniciado nele, pois você decora (porem entendendo) as principais frases faladas usualmente.
Super dica da nossa filha de 7 anos que descobriu esse livro na livraria. Merci! a nossa super antenada Ana Carolina!

Bonne Idée!

Tivemos uma boa idéia!!! Antes de mandar a nossa documentação, resolvemos passar uns dias na província de Quebec, para sentir o lugar e ver se é isso mesmo que queremos. Então mandamos nossos documentos para fazer o visto de turista para uma única entrada no Canadá. Aliás a questão do visto é algo para ser comentado, para quem não sabe, para se entrar no Canadá existem vários tipos de vistos, como em outros países também, porém o visto de turista do Canadá é diferente do visto de turista americano, tanto para fazer o processo quanto a durabilidade dele. Nós temos nosso visto americano, com duração de 5 anos, nos permitindo entrar e sair quantas vezes quisermos, no período de vigencia do seu visto. Porém para o Canadá é diferente, você tem duas opções de visto de turista ou de residente temporário como eles chamam. A primeira forma seria com visto de uma única entrada, ou seja após sua entrada ele perde a validade, serve apenas para uma única entrada e o de multiplas entradas que você pode entrar por até 3 anos, quantas vezes quiser, porém o consulado que vai determinar quanto tempo seu visto vai durar que pode ser de 6 meses a no máximo 3 anos.
Então resolvemos passar 17 dias entre Quebec, Montreal e Gatineau, detalhe que se você ficar por mais de 15 dias na província de Quebec, isso conta pontos no processo e você fica muito bem na hora da entrevista, pois eles percebem que você é uma pessoa séria (ou seja entrou e saiu do país de forma correta, não ficou ilegal), que você se interessa pelo país e que já conhece o lugar onde pretende residir.
Pretendemos ir no dia 19 de julho para o Canadá, mas isso vai depender de quando vai chegar nosso passaporte com o visto.
Então vamos aguardar .

Ninguém sabe!!!

Um assunto que a dias gostaria de compartilhar, porém ainda não havia feito por achar não ser o momento certo, mas nesse momento que o blog ainda está fechado e ninguém tem acesso, resolvi expor meus sentimentos, até porque um dia irei abrir o blog para que as pessoas possam ver e compartilhar essa experiencia e poder dizer o quanto nos tem feito falta poder falar sobre esse processo com outras pessoas, principalmente a família. Por enquanto ninguém sabe da nossa ida ao Canadá, para imigrar, quer dizer: O pessoal que está nos preparando para isso obviamente sabem e apenas duas amigas minha sabem. Valeu Helô pela discrição e a culpada pela nossa imigração hehe, pois foi dela a dica e Léa que mora em Quebec que está me dando uma super força. Obrigada amigas!!!
Mas fora elas ninguém sabe, nem mães, nem irmãos, nem primos, nem ninguém, e sinceramente me sinto um pouco mau com essa situação, pois não posso ainda contar, não por mau, mas para não deixar principalmente nossas mães tristes e aflitas com esse assunto que queremos aos poucos ir falando para family, então, eu gostaria de pedir a compreensão de vocês e desculpas por ainda não ter falado sobre isso com vocês.
As mães: Olha que bacana, vocês teram uma casa no Canadá para irem quando quiserem e até poderam ir passar o natal conosco e ver a neve. Poderam se encher de orgulho e contar para as amigas que seus filhos estão morando no Canadá e que a netinha fala francês fluente.
Aos amigos: Bom poder ter amigos e bom poder contar com vocês! E que bom para vocês terem um lugar para passear nas férias hehe. Estaremos esperando a todos.
Obrigada a todos que de alguma forma nos ajudaram até esse momento.