Ligne du temps

Daisypath Vacation tickers

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Arquiteto em Quebec

Eu estou a algumas semanas, pesquisando sobre como conseguir se tornar um arquiteto em Quebec, uma vez que o marido é arquiteto aqui no Brasil, seria muito bom se ele pudesse atuar como tal lá.

Obviamente não é tão simples, é complicado, demorado, cansativo e caro.

Quando estávamos ainda no processo, para a entrevista do CSQ, enviamos um email para a ordem dos arquitetos de lá, como o CREA daqui e eles nos enviaram esse email.
Monsieur,

À la suite de votre demande, nous vous transmettons les renseignements concernant la démarche à suivre pour devenir architecte au Québec.

Vous devrez faire évaluer vos qualifications académiques par le Conseil canadien de certification en architecture (procédure d'équivalence de diplôme), accomplir le stage professionnel, réussir l'examen d'admission à la profession, suivre un cours sur le contexte légal de profession et répondre aux exigences de connaissance de la langue française.
Nous vous invitons à consulter les liens ci-dessous pour plus de détails :

http://www.oaq.com/fr/architecte/devenir_architecte.jsp

http://142.169.9.182/wmfichier/Architecte_etranger.pdf

hthttp://142.169.9.182/wmfichier/Systeme_professionnel.pdf

http://142.169.9.182/wmfichier/Devenir_architecte.pdf


Veuillez noter que les examens d'admission mentionnés dans la documentation ci-dessus ont fait l'objet d'une réforme en novembre 2008. Pour en savoir plus sur le nouvel examen, nous vous invitons à consulter le site web de l'Examen des architectes du Canada : www.cexac.ca

Pour l'évaluation de vos qualifications académiques, vous pouvez contacter le Conseil canadien de certification en architecture (CCCA) . Le formulaire de demande d'évaluation des qualifications académiques est disponible sur le site web du CCCA : www.cacb.ca

Si vous êtes architecte en France, les démarches seront facilitées puisque l'Ordre des architectes du Québec a conclu en avril 2009 un arrangement de reconnaissance mutuelle avec l'Ordre des architectes de France. Une autre entente a aussi été signée pour reconnaître les personnes qui détiennent un diplôme en architecture obtenu en France mais qui ne sont pas inscrites au tableau de l'Ordre des architectes de France. Avant que vous puissiez vous prévaloir de ces accords, il est toutefois nécessaire de modifier les règlements qui régissent la profession d'architecte. L'Ordre collaborera dans les prochains mois avec l'Office des professions du Québec afin de mettre en oeuvre les nouveaux règlements. Pour plus d'information, veuillez consulter le communiqué sur notre site Web: http://www.oaq.com/fr/actualites/evenements.jsp?id=4964

Nous vous suggérons de consulter le site du Ministère de l'Immigration et des Communautés culturelles du Québec . Vous y trouverez une foule de renseignements utiles pour faciliter votre intégration au Québec, notamment des renseignements concernant l'exercice d'une profession réglementée:

www.immigration-quebec.gouv.qc.ca

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/emploi/professions-metiers/index.html

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/professions-regies/Architecte.pdf

Pour des renseignements sur les exigences de connaissance de la langue française pour les personnes désirant exercer une profession au Québec, veuillez consulter le site de l'Office québécois de la langue française: www.olf.gouv.qc.ca/francisation/ordres_prof/ordres.html

Enfin, si vous êtes à la recherche de statistiques relatives au marché de l'emploi au Québec, vous pouvez explorer le site d'Emploi-Québec: www.emploiquebec.net

Nous vous prions de recevoir, Madame, Monsieur, nos salutations distinguées.

Então primeiro contato é com o Conseil canadien de certification en architecture (CCCA), o link está no email acima. Os documentos que eles pedem são esses aqui. O Conselho vai avaliar seus diplomas e de acordo com tal, será decidido o que você deverá fazer.

Os resultados podem ser:

- As qualificações são conforme às exigências da norma de formação do Canadá, então um certificado é emitido ao candidato;
- O Candidato deverá fornecer informações adicionais sobre sua formação acadêmica;
- A documentação não é suficiente para que o comitê possa completar sua avaliação e convoca o candidato a uma entrevista;
- O Comitê de Avaliação julga que as qualificações acadêmicas do candidato não são conformes, em certos setores de estudos, às exigências da norma de formação canadense e o candidato deverá completar suas aulas aprovadas pelo CCCA;
- As qualificações acadêmicas do candidato não são conformes às exigências da norma de formação do Canadá e CCCA.

Após ser feito isso (nossa senhora quanta coisa), vc deverá fazer estágio, comprovar sua fluência no idioma, fazer a prova da ordem e se increver para poder exercer a profissão.

O processo é um pouco longo, mas acredito que vale a pena.


3 comentários:

  1. Olá
    Eu gostei muito do blog de vcs e também desse post, porque estou me formando em arquitetura e quando eu for para o Canadá também vou querer ser arquiteto lá. Estou tentando entrar em contato com o Conselho, mas os emails que eu estou enviando estão voltando, você tem um outro email de contato?
    Obrigado
    Fabricio

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabricio
    Eu achei que o problema de estar voltando o email do conselho fosse só comigo, estou enviando para o info@cacb.ca, não sei se é o mesmo que você está mandando. Um amigo que mora em Quebec enviou o email para mim, porém o dele não voltou, mas eu já enviei 3 emails e todos voltaram. Eu vou tentar descobrir outra forma de contato, pois quando deixo mensagem no site da ordem, eles não respondem.
    Qualquero outra forma de contato que eu ache, deixo avisado. Obrigada por acompanhar o blog da família Meza.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou estudante de arquitetura e estou me formando. Eu ouvi dizer de um advogado, que é possivel fazer a equivalencia de estudos, ja daqui do Brasil. E que isso inclusive agilizaria o processo. Vocês sabem de alguma coisa sobre isso?

    Obrigada.

    ResponderExcluir