Ligne du temps

Daisypath Vacation tickers

domingo, 17 de abril de 2011

Bom Dia Brasil - Canadá



Sobre a reportagem que passou no Bom dia Brasil, sobre a falta de enfermeiros e pessoal na área da saúde eu gostaria de dar meu parecer.


Eu acho muito bacana do governo do Quebec, estar tomando medidas provisórias e até estar a frente de uma situação complicadíssima, como a falta de mão de obra qualificada e o aumento da população idosa, pois nesse segundo caso isso poderá gerar um grave problema na previdência, uma vez que só tem idosos e não há mão de obra qualificada para mover o País.

O Canadá é o seugndo maior País em termos de área, ou seja, tem muito lugar ainda para ser povoado, cabe todos lá.

Porém a única questão que eu vejo nisso é a seguinte:

O BIQ está fazendo uma enorme propaganda do Canada, mas precisamente de Quebec, aumentando os pontos positivos e os negativos não são mencionados.

- Saúde de graça. (Isso nós também temos aqui, que é o SUS, não pensem que quem vai para lá achando que a saúde que tem de graça é a mesma de quem tem plano de saúde. Isso é mentira.

- Escola de graça. (Isso nós também temos aqui, escola pública está cheia. O ensino deixa muito a desejar para as escolas particulares. Porém lá é a mesma coisa, também tem escolas públicas e privadas e no ranking das melhores escolas as que estão na frente são sempre as privadas).

- Auxílio financeiro as famílias. (Bolsa escola, aguém já ouviu falar???. Com as devidas proporções é claro, mas aqui também existe).

O que estou querendo dizer é que lugar perfeito não existe, o Canada não é o paraíso nem a solução dos problemas de ninguém.

É sim o lugar que escolhemos, cada um com seus motivos.

Quanto ao BIQ, eu acho que é muito bacana como já disse a idéia, porém tem que ter um planejamento e isso eu acho que está falho.

CSQ está sendo distribuido a vontate, porém o Federal não está suportanto tantas emissões, está entupido, ou seja o planejamento está ruim. Como eles podem fazer propagandas para o pessoal da saúde que tem tratamento prioritário, sendo que tem pessoas com 12 meses de espera? Se eles querem esse pessoal lá, algo deve ser feito para que não prejudiquem os demais que também foram aprovados, quer seja pelo BIQ, quer seja pelo federal. Afinal de contas, quando vamos fazer a entrevista para obtenção do CSQ, nós que não somos da área da saúde, também fomos aprovados. Mas derrepende parece que o País só está necessitando de enfermeiros.

O outro ponto que eu acho que deveria ficar claro, é o que esse pessoal da saúde deve fazer para poder realmente trabalhar na área. Isso não é mencionado, sobre a validação dos estudos que eles devem fazer e sobre a ordem que existe lá e aqui não, no caso dos enfermeiros.

Acredito que se Quebec precisa dessa mão de obra (pessoal da saúde), deve entrar em um acordo com o Consulado do Canada, para que não deixem para trás quem já está no processo e também poder atender com prioridade esse outro grupo.

Mais uma coisa, eu sou designer não tenho ordem no Canada, ou seja, assim que eu chegar já posso trabalhar, não vou precisar ser sustentada pelo governo. O enfermeiro até conseguir validar seus estudos, fazer prova da ordem e tudo mais, quanto tempo levará para trabalhar? Eu acho que a mão de obra que deveria ter tratamento prioritário é aquela que vai poder contribuir imediatamente, sem precisar validar seus estudos para poder começar a trabalhar.

E aos que ainda estão pesquisando sobre o assunto, se deve ou não imigrar, eu acho que em primeiro lugar, pesquise muito e tenha em mente que o processo é longo, cansativo, caro e desgastante.

Acreditamos que vai valer a pena, porém até lá ...

2 comentários:

  1. Oi Família Meza
    Acho que vc está certíssima, é isso mesmo. Eu também não preciso validar meus estudos quando chegar no Canada, vou contribuir com trabalho e pagando impostos altíssimos, porque meu processo não tem tratamento prioritário? Nós vamos imediatamente ser útil, nós é que deveriamos ter tratamento prioritário.
    Ótimo post adorei!
    Bjs
    Pri

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se o governo do canada...oferece o curso de enfermagens as pessoas que queira atuar na area...Pois gostaria muito de fazer enfermagen e não tenho a menor condições financeira

    ResponderExcluir