Ligne du temps

Daisypath Vacation tickers

terça-feira, 19 de abril de 2011

Entendendo o Sistema

Eu falei com uma pessoa que entende muito, mas muito mesmo de consulado, que me disse exatamente o que está acontecendo lá.


Como todos já estamos sabendo, o sistema foi trocado não só no Brasil, como no mundo inteiro, esse sistema está sendo interligado com todos os consulados e com todas as informações de cada solicitante. Porém esses sistema ainda não está 100%.



O que acontece, é que o sistema que eles estavam trabalhando, até outubro do ano passado, era um sistema muito mais simples, por exemplo: Uma família inteira tinha apenas uma pasta com informações de todos e as informações que eram solicitadas pelo sistema eram poucas. Para se colocar as informações o funcionário do consulado levava cerca de apenas 2 minutos.



Agora, o sistema é mais complexo, pois como eu já disse, eles querem interligar todos os sistemas dos consulados do mundo inteiro. Exemplo, uma pessoa que já teve o visto negado, por ter antecedentes criminais, (digamos que ele tenha tido um problema no Canada) essa informação ficará no sistema, se por acaso ele quiser tentar solicitar outro pedido de visto, ele não consiguirá pois está tudo interligado, com isso agora estará mais fácil a visualização deles. Assim como, para pessoas que tem dupla cidadania, se essa pessoa tiver o visto negado em um País não poderá tentar tirar no outro. Porém para se colocar todas as informações, é que demora, pois é solicitado, altura, cor dos olhos ... todas as questões preenchidas no formulário, tem que ser agora passada para o sistema. E indivíduo por indivíduo, ou seja, agora cada pessoa, mesmo que sendo da mesma família, tem uma pasta individual. Para preencher essas informações os funcionários estão levando em média 15 minutos.



Então o que acontece? Com a troca de sistema, mais a alta demanda de pedidos de imigração, o consulado entupiu. No começo do ano passado, apenas três pessoas trabalhavam na mesa para analisar os processos. Hoje, o consulado está com mais 7 pessoas temporários e está abrindo mais vagas para atender a alta demanda.


Conlusão: O sistema não veio para agilizar os processos e sim para garantir a segurança interna deles. O prazo, eu penso que ainda é algo muito complicado de se estimar, por mais que eles tentem cumprir o cronograma deles, existem muitos processos ainda para serem concluídos com prazos estourados. Tenho certeza que todos que estão trabalhando no consulado estão querendo ver as coisas andar, o que tem acontecido é uma somatória de acontecimentos que não estava previsto. Pode ser que com o passar do tempo (curto tempo) as coisas caminhem mais rápido, esperamos e torcemos por isso, mas daí amigos só o tempo vai dizer!

6 comentários:

  1. Oi Querida...entendo completamente o que estão sentindo....A espera não é facil...as vezes não da para entender ....mas deste modo que vc escreveu tudo fica muito claro: Segurança Interna deles e isso não tem nada a ver com nosso processo!!!!é a triste realidade... Tenha fé só isso pode agilizar alguma coisa....Beijo enorme- Claudia.

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou me candidatar a uma vaga temporaria lá!!! Serei uma das funcionarias mais motivadas para colocar a casa em ordem... rsrsrs
    Vamos torcer que logo vai chegar a nossa vez... acho (e espero) que em poucos meses as coisas lá vão começar a andar direitinho...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas informações!
    Abraço,
    Diariocanadabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Explica mas não justifica. Os caras que fizessem isso depois que a gente estivesse lá :P

    Ou que usassem o sistema novo para os processos que chegassem depois da implantação, mas mantendo o sistema antigo para os processos que já estão lá.

    Estou achando uma falta de respeito gigante essa história toda, porque afinal de contas ninguém tem uma resposta oficial sobre o que está acontecendo, temos que confiar em depoimentos do primo do amigo que conhece a tia do cafezinho que trabalha na terceirizada que conserta os elevadores do prédio do consulado que ouviu falar que... enfim.

    Enviamos o federal dia 3 de janeiro e nao recebemos nenhuma notícia do consulado até hoje (20/04). Nenhuma. Sequer o aviso de recebimento dos formulários, quanto mais o número do processo. Já liguei lá e ninguém pode dizer nada, só que é pra esperar. Se os caras perderem nossos papéis (como fizeram com um amigo meu) nunca saberemos e esperaremos para sempre.

    Como diz minha professora, estamos pagando por esse serviço, e deveríamos exigir um atendimento melhor.

    Mas, mesmo assim, valeu pela notícia. Espero receber um tratamento melhorzinho da parte do governo quando estivermos por lá.

    ResponderExcluir
  5. Oi querida! Você, sempre com as infomrações mais quentes...
    Olha, apesar do que possam dizer, nunca fui mal atendida lá no consulado. Tive essa mesma insegurança de que o Daniel fala e liguei, conversei com a Maura e ela confirmou direitinho pra gente a data de recepção do processo no consulado. Daniel, você me perdoe, mas acho que "espernear" só desgasta. Temos que torcer para que o sistema seja implantado logo (e se o consulado não tivesse interesse nisso, não contrataria temporários)e que torne tudo mais ágil, tanto os nossos processos que são de 2011, como aqueles que são de 2009 e 2010 que aguardam na fila.
    Amiga, parabéns pelo post!
    beijo,
    mamãe ZO
    http://familiazonoquebec.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Claudia - Obrigada pela msg e só a fé mesmo para podermos segurar a anciedade.
    Ju - Estamos aqui na torcida para ver o negócio andar.
    Diário Canada Brasil - Obrigada pela msg.
    Daniel - Eu entendo perfeitamente a sua indignação, mas sempre tem alguém que vai entrar no processo e está entrando, alguém uma hora teria que ficar chateado pela troca do sistema, infelizmente foi na nossa hora. Quanto a vc não ter recebido nenhuma carta, por enquanto está tudo certo, pois a primeira carta recebemos normalmente depois de 4 meses de processo no federal e vc enviou sua documentação em janeiro. E quanto aos seus documentos vc tem sim o direito de saber se está com eles e para isso é só ligar para o consulado que eu tenho certeza que a Maura irá lhe informar. Não é fácil dizer, mas infelizmente a única coisa que nos resta é esperar.
    - Ale amiga, obrigada pelo seu carinho, sua atenção e pela msg. Estamos nessa juntas né amiga!!!

    ResponderExcluir