Ligne du temps

Daisypath Vacation tickers

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ENQUETE

Muitas vezes eu me pergunto porque estamos imigrando e quando eu leio um blog, me pergunto porque será que essa pessoa, ou família está imigrando? Eu vou dizer quais são os motivos que estão fazendo tomar tal decisão, tão difícil e confusa.
Bom, eu e o marido sempre tivemos vontade de ter uma experiência de vida, fora do Brasil . Fora isso, temos uma filha de 8 anos, que pensamos o quanto seria bom para ela poder viver fora do Brasil e ter fluencia em outro ou outros idiomas, o quanto enriqueceria ela culturalmente e o quanto isso seria benéfico para seu futuro. Outro ponto é o profissional, aqui já vimos tudo que poderiamos ver, profissionalmente queremos explorar territórios novos e ver como funciona o mercado fora do Brasil, o marido é arquiteto, quer explorar novas técnicas construtivas e outras coisas mais na profissão, eu sou designer, também tenho essa vontade. Agora respondo também o porque do Canadá, na verdade, a escolha foi pela província de Quebec, por ser ela que facilita a entrada de imigrantes no país, isso foi o fator determinante pela escolha do país e consequentemente pelo estado de Quebec . Mas eu gostaria muito de saber dos quase imigrantes e dos imigrantes: Porque imigrar e porque o Canadá?

9 comentários:

  1. Por que imigrar para o Canada? Minha resposta está aqui:

    http://2butterflies2.blogspot.com/2010/12/coracao-partido_22.html

    abraços e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  2. Amei essa pergunta! Isso nos faz conhecer um pouco mais os outros imigrantes ou candidatos a imigrantes e nos conhecer melhor, quanto mais respondemos a essa pergunta, mais ficamos certos de que é uma decisão calculada... De nossa parte, respondo já aqui: buscamos uma cidade mais segura, onde não tenhamos que andar com medo de sermos abordados, ou que tenhamos de esconder coisas que compramos com o nosso suor... Cansei de não poder me arrumar como gostaria para ir a esse ou aquele lugar porque vou de ônibus e vou chamar a atenção... Cansei de tremer toda vez que passo na rua e um homem fica me encarando, ou põe a mão no bolso... Cansei de ver que a fila do serviço público funciona pela lei de quem conhece quem... Cansei de me matar de trabalhar e ver que o meu colega, aquele boa vida que vive encostado, foi promovido porque é amigo do chefe e que as minhas horas extras não são pagas e ninguém tá nem aí pra isso... Também buscamos uma experiência fora, o que nos atraiu ao Québec foi a abertura que eles têm para a imigração e as políticas públicas para ajudar na integração dos recém-chegados à província. Esse comentário acabou sendo um desabafo... Hahahahaha!!!

    Um abraço e até mais!!!

    --
    Vivi e Alê
    http://picoleacaraje.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post! Vou dizer porque estamos indo para o Canadá. Chega de violência, chega de roubalheira, chega de gente mal educada, chega de ser visto como brasileiro (gente de país de terceiro mundo), chega de falta de infra estrutura, chega de pobreza por todos os lados. Não me enterpretem mal, quando digo isso é um desabafo do que tenho passado nos ultimos anos aqui no Brasil, preciso ir para fora do país para ver o quanto o mundo é grande e o quanto as pessoas são civilizadas fora desse nosso país e o quanto estamos perdendo por viver aqui. Todo lugar tem seus prós e contra, porém aqui tem mais contra que prós.

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que nunca tinha pensado em morar fora do país até que 2 fatos importantes aconteceram para me abrir os olhos: o meu irmão imigrou para o Canadá e eu sofri um sequestro relâmpago. O medinho que eu tinha de andar sozinha em Sampa que era tão enraizado que eu nem percebia piorou, e de uma hora pra outra me vi neurótica! O trânsito foi outro motivo... cheguei a demorar 3 horas pra voltar do trabalho, sozinha dentro de um carro... não dá! E por fim, a questão profissional. Não está fácil ser médico no Brasil. Além da palhaçada dos convênios e os problemas do SUS, o desrespeito (que às vezes é tão grande que chega a ser violência) me fez tomar a decisão: ou vou embora daqui ou mudo de profissão!

    Puxa... obrigada pelo post... foi um desabafo pra mim também! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Motivos????
    Xi...... é uma lista enorme, não gosto nem de lembrar....
    São vários assaltos, um deles o cara atirou mas acertou "só" na porta do carro........ outro assalto com arma na cabeça do marido (nesse levaram o carro) e eu assistindo petrificada, o cano do revolver era GIGANTE..... também tive meu pescoço quase furado pelas unhas de um pivete que levou uma corrente e last but not least, o piior de todos: filho sequestrado!

    Brasil ? CHEGA !!!!

    Rio ? Pior ainda !!!!

    ResponderExcluir
  6. Nós queremos muito ir embora so Brasil, não porque estamos rejeitando nossa pátria, mas porque existe um lugar onde somos muito mais respeitados que no nosso país. Eu conheço o Canada, já estudei lá e fiquei fascinado pela civilidade das pessoas que infelizmente não temos aqui. Por ter segurança e quase zero de violencia. Por sermos reconhecidos profissionalmente e por mais uma infinidade de coisas que aqui não temos. Como tudo não é 100%, tem seus pontos negativos, mas na soma dos pontos a melhor opção sem dúvida é o Canada. Realmente como outras pessoas falaram, isso é um desabafo. Obrigado e sempre acompanhamos seu blog. Parabéns pelo Blog é muito lindo e nos ajuda muito.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe o atraso em responder, mas só conheci seu blog hoje.
    Estou postando anonimamente por motivos de privacidade, somente. Moro em Curitiba, eu e meu parceiro (30 e 26 anos) temos um "casamento" (leia-se união estável) há alguns anos. Somos homens.
    Sou tradutor/ professor e ele é veterinário.

    Queremos ir para o Canadá, primeiramente pelo fator qualidade de vida. Mas, até que ponto não temos qualidade de vida, em uma cidade que, muitas vezes, é comparada a cidades de primeiro mundo?
    Qualidade de vida, para nós, é ganhar um salário justo, pagar as contas e ainda sobrar um pouco para os "luxos" extras, ou apenas para uma poupança.
    É também poder sair à noite, seja no Batel ou no Boqueirão, e poder andar tranquilamente durante o trajeto, sem ter que olhar pra trás 254 vezes por minuto, com medo de algum assaltante, maniaco, etc.
    Qualidade de vida é poder sair com meu companheiro à luz do dia, ir a um restaurante e pedir uma "mesa pra dois", e não ser rotulado por isso.
    É poder viver com a tranquilidade de que, no cinema, poderemos ficar abraçados, sem passarmos por constrangimentos, ou piadinhas de mal gosto.
    É poder confiar na polícia como entidade que me protege e mantém minha segurança.
    É poder "esquecer" minha casa destrancada, sem voltar e nao encontrar nada.
    É poder ter oportunidades, adquirir conhecimentos, estudar, sem pagar cifras astronômicas para um curso de mestrado.
    É poder, ainda, simplesmente andar de mãos dadas num parque, sem ser insultado ou agredido.
    Qualidade de vida é saber que, se eu optar por não ter um carro, vai ser simplesmente por opção, não por falta de condições de pagar juros abusivos.
    É ainda optar por não ter um carro porque o transporte público funciona.
    É andar nas ruas limpas, não precisar "pular" para desviar de buracos.
    É ligar a TV e assistir a um jornal que não fale só de desgraças, mortes, roubos, e falta de vergonha na cara.
    É poder ter um relacionamento como os outros, um "casamento" que nos dê direitos e deveres, tais quais os outros casais ditos "normais".
    É também poder votar em alguém que realmente vai me representar publicamente, defender meus interesses, sem roubar os impostos que pago e virar milionário da noite pro dia.
    É poder ter acesso a bens, tecnologia e conforto, sem pagar 87% de imposto (pra esses caras que eu elegi).
    Enfim, é poder viver com o mínimo, mas ainda ter o máximo proveito.
    É poder fazer parte de um lugar onde me sinta realmente PARTE INTEGRANTE E IMPORTANTE dele.

    Já estou há 4 anos me informando, buscando, pesquisando, conhecendo outros que já foram, outros que ainda vão... acompanhando histórias de vida, exemplos de pessoas de garra (como vocÊ, Tami) que tiveram a coragem de querer. Espero ter essa coragem logo...

    Um abraço!!
    Mark - mark1981@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Como foi dito, as razões variam de pessoa para pessoa, no meu caso, em especial, estou imigrando devido ao respeito profissional que não encontro aqui.
    Sou formado na área na saúde, com doutorado em uma renomada universidade federal e com experiência profissional no exterior (Alemanha, Canadá e EUA)... tudo isso é muito bonito no meu currículo, porém quando vou procurar emprego as portas sempre se fecham, seja porque sou muito jovem (32 anos)ou porque tenho conhecimento demais e sou uma mão de obra super especializada ... então fica ruim de trabalhar aqui no BR.
    Quando estou no exterior, sou sempre bem tratado e convidado para ficar mais tempo e continuar estagiando .... sei que a minha profissão é regulamentada por uma ordem lá e terei que voltar para universidade, mas eu não me importo, acredito e sei que tudo isso será recompensado no futuro.Sucesso a todos !!!!

    ResponderExcluir
  9. Putz ... esta pergunta é ao mesmo tempo tão facil e tão dificil de ser respondida, ja que muitas coisas sao envolvidas neste processo de mudança neh ... bem, ja morei com meu esposo por 7 anos nos EUA então ja sei bem o que é morar em um país de 1º mundo e tb as dificuldades que teremos que passar, sendo assim, com a experiencia dos dois mundos não conseguimos nos readaptar aqui no Brasil, hoje tb temos duas filhotas e isso nos estimulou ainda mais a procurar um lugar mais SEGURO, aí chegamos ao Canadá ... que acima de tudo tem uma economia estável e que sabemos que os impostos estão sendo usados para o bem COMUM, da coletividade e para a comunidade.

    ResponderExcluir