Ligne du temps

Daisypath Vacation tickers

sábado, 12 de março de 2011

Commission Scolaire de Montréal

Mes amis!
Cuidado quando vocês deixarem recados, ou mandarem emails para o Canada, com o número do seu telefone. Porque eles podem te ligar! hahaha
Gente! Ontem eu estava um pouco dodoí. Fiquei com muita dor de garganta e no fim da tarde, resolvi dar uma deitada eu acabei dormindo. Acordei com o telefone tocando e uma voz que falava: Bonjour Madame Tamí?
Eu, não sabia se eu estava dormindo, se era trote ou se era a minha professora (amiga) de francês, nem sabia em que planeta eu estava.
Como meu HD estava a todo vapor, funcionando para tentar descobrir o que estava acontecendo, a resposta mais sensata que me veio, era que a minha prof. amiga estava tentando me passar um trote então eu entrei na brincadeira e respondi: Fala aí Madame.
- Bonjour Madame Tamí, vous m'entendez?
Então eu pensei. Ops! acho que não é a Ale. Será que é alguma oferta de emprego do Canada?
Quando ela rapidamente falou: - Madame Tamí, qui parle ici, c'est de la commission scolaire de Montréal.
Eu pensei: Aí! que bola fora (aliás eu sou campeã nisso). Eu havia escrito um email antes de ontem, para lá, para saber quais os procedimentos para minha filha estudar lá e se caso eu estivesse com visto de turista por lá, se ela poderia estudar. Na verdade eu estava especulando, tudo.
O que ela me disse é que com visto de turista, ela poderá estudar, porém eu tenho que pagar em torno de $CAD 5,000.00 pelo estudo de 10 meses. Eu falei mais ou menos onde eu estava pensando em morar, ela me disse que ela seria encaminhada para a escola mais próxima, porém poderia ocorrer dessa escola não ter mais vagas e ela ter que estudar em outra escola, porém que ela teria condução gratuita para ir até a outra escola, no caso de não haver vagas para a tal escola. Me perguntou também se a nossa filha já estava falando francês, eu disse que não, que ela ainda estava aprendendo, então ela me disse que antes de entrar em um curso regular, que ela teria que fazer um curso do idioma.
Ela também me disse que estava tentando entrar em contato comigo por email, mas como o email estava retornando, ela resolveu me ligar. Fiquei bege nude!
Eu queria desligar o telefone, então aqui no Brasil normalmente agradecemos e entendemos que vamos desligar. Eu falei: Merci pour votre attention. ... Silêncio ... Ela ficou quieta esperando que eu falasse algo, eu não sabia bem o que eu deveria falar, então pensei, vou dizer Gracias? não, não isso é em espanhol.... sabia que estava faltando algo mais, só não sabia o que? Então eu disse novamente: Merci pour votre attention! .... mais silêncio .... até que finalmente ela deu a dica e disse: Au revoir! . Então eu me liguei, Au revoir! . E desligamos o telefone.
Mas, sabem de uma coisa, pela primeira vez eu vi como as coisas funcionam no Canada. Como são profissionais, isso chega até a nos espantar, pois se isso tivesse acontecido aqui no Brasil, certamente não haveria tido esse tipo de procedimento.
E é isso, hoje liguei para a profe para contar a fofoca e nós demos muitas risadas, porque gente! Eu sou campeã com essas situações hilárias.
Obrigada a todos pelo carinho e mensagens.
Namastê.

Um comentário:

  1. Sabe que vc tem muita sorte, porque eu liguei para o consulado e deixei recado para a Maura e ela não me retornou.
    Que bom, continue nos mantendo informados dos passo a passo.
    Bjs
    Pri

    ResponderExcluir